O Centro Acadêmico XI de Agosto, conectando-se com movimentos sociais, entidades de classe, sindicatos, partidos políticos e demais organizações sociais que fazem oposição ao atual governo, anuncia a sua entrada na luta política pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro.
O Brasil se encontra cada vez mais próximo do caos social. Ultrapassamos 17 mil mortes registradas devido ao COVID-19 no Brasil, enquanto o Presidente da República segue sem preocupação nenhuma com a vida dos brasileiros. A "morte de CNPJs" é a prioridade, acima de qualquer cuidado com a vida.
Diante disso tudo, o governo Bolsonaro se encontra em uma encruzilhada: com o crescimento do contágio, sua estabilidade política se torna cada vez mais comprometida, visto que a saída de Sergio Moro retirou uma das suas mais importantes bases, e o governo se encontra sem Ministro da Saúde em plena pandemia.
O XI de Agosto e a Gestão Travessia entendem que é necessário estar à altura da tarefa do nosso tempo: a construção entre entidades de classe e movimentos sociais da força unitária necessária para derrotar o projeto bolsonarista, objetivo que tem como tática um pedido de impeachment amplo entre as forças progressistas
A partir de hoje, estaremos ao lado de mais de 400 entidades: partidos políticos como PSOL, PCB, PCdoB, UP, PT, PSTU E PCO, figuras públicas e movimentos sociais como MTST e MST, construindo uma frente pela derrota do projeto político genocida representado na figura de Jair Bolsonaro. Nesse sentido, somos uma das entidades que propuseram e assinaram o pedido de impeachment protocolado pelas organizações supracitadas no dia 21/05/2020.
Para além disso, entendemos que o dever do XI na construção política e simbólica da pauta do impeachment perpassa o engajamento dentro das arcadas e a articulação dos demais estudantes de direito e de suas entidades representativas na elaboração de um pedido de impeachment, simbólico e democrático, feito a muitas mãos e, representativo das demandas do nosso grupo estudantil.
Para isso, estabelecemos um calendário de mobilizações com o objetivo de engajar o estudante na oposição ao governo Bolsonaro:
Em breve, em conjunto com os professores pró-impeachment da Sanfran, daremos início a uma inovadora elaboração coletiva de um pedido de impeachment simbólico do XI, dos alunos(as), funcionários(as) e dos professores(as).
O objetivo é exercitar a prática jurídica ao refletir sobre os crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente e pensar criticamente o dispositivo do impeachment e as suas consequências conjunturais, ao passo que incentiva o pensamento social no uso dos argumentos políticos nele colocados.
Assim, concomitantemente, a partir desse exercício simbólico, será possível engajar conectar o jurídico e o político em uma incidência de juridicamente e politicamente material, que culminará com um pedido de impeachment inovador, construído de maneira democrática, participativa e inclusiva, que articule as demandas e seja capaz de engajar as vozes da nossa Faculdade. Esse que será protocolado na Câmara dos Deputados quando da sua finalização, em nome de todos aqueles que fizeram parte da sua construção.
Compreendemos que uma ação coletiva - que aglutine a unidade na diversidade da faculdade - poderá afastar da nossa memória coletiva as lembranças da farsa política e jurídica protagonizada por franciscanos e franciscanas em 2016, quando docentes da Sanfran falsificaram argumentos jurídicos e usurparam das forças populares o Território Livre do Largo de São Francisco para propagandear o apoio ao golpe de 2016.
Assim sendo, o XI também será promotor de atos de juristas pró-impeachment, no qual poderemos expor, por meio virtual, ao maior número possível de brasileiros, a necessidade política da derrota de Bolsonaro antes que ele derrote o Brasil.
Convocamos todos a se colocarem contra a barbárie e, em unidade, participar das lutas do nosso tempo.
Commentaires